
A partir de 1 de Setembro, Serviços de Atendimento da Segurança Social retomam atendimento sem marcação prévia
A partir de 1 de Setembro, a Rede de Serviços de Segurança Social, incluindo os serviços integrados nos Gabinetes de Aconselhamento ao Cidadão, retoma a possibilidade de prestar o serviço sem marcação prévia.
No entanto, dado que o serviço baseado em marcações é um modelo que responde à necessidade de maior previsibilidade, conveniência e privacidade para aqueles que são atendidos e para aqueles que recebem o serviço, a Segurança Social mantém e incentiva este tipo de serviço.
Os cidadãos podem ser atendidos sem marcação prévia:
- Tesouraria.
- Entrega de documentos.
- Pedido de declarações.
O atendimento sem marcação prévia está sujeito ao número de senhas disponíveis diariamente, limitado pelas marcações existentes.
Ao mesmo tempo, com o regresso gradual à normalidade, os cidadãos estão a ser sensibilizados para a necessidade de marcar a sua presença com antecedência, quer pessoalmente, quer através de assistência vídeo, utilizando os seguintes meios
- Plataforma online SIGA: https://siga.marcacaodeatendimento.pt/.
- Aplicação Smartphone: SIGAApp.
- Linha da Segurança Social: 210 545 400 ou 300 502 502, dias úteis das 9h às 18h.
Há também uma forma de marcação presencial no caso de não ter sido possível realizar o atendimento sem marcação num serviço de segurança social: Pedido de marcação oportuna, entregue na triagem do serviço de atendimento.
Para garantir a sua segurança e a dos empregados, ao aceder ao Serviço de Assistência, deve cumprir as seguintes regras:
- É obrigatório usar uma máscara e desinfectar as mãos antes de entrar nos serviços.
- É obrigatório esperar no exterior se estiver em standby (com ou sem marcação) e sempre que a ocupação máxima definida por cada serviço for excedida.
- Nenhum alimento ou bebida pode ser consumido no interior do edifício.
- A entrada acompanhada só é permitida quando é essencial.
- O distanciamento social dentro e fora do edifício deve ser respeitado.